SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26El queer como um foco zetetico para reflejar sobre el derecho a la educaciónEl Consejo General como antinomia del régimen de autonomía de la escuela pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ROCHA, Deise Ramos da  y  HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira. Disputas pela escola pública: contribuições históricas para pensar o trabalho docente. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31908.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31908.

Neste ensaio propomos compreender os sentidos do trabalho docente constituídos na historicidade dos embates por um projeto hegemônico de educação pública escolar. Realizamos buscas epistemológicas nas correntes filosóficas que embasam a escola moderna, analisando multideterminantes históricas que fomentam sentidos da escola pública, e possibilidades de sentidos para o trabalho docente. Concluímos que o humanismo tradicional cristão estabelece sentido centrado no conhecimento orientado pela igreja; o humanismo moderno forma sentido ambivalente entre a profissionalização e a vocação; e o humanismo neoliberal empenha ao professor a mediação da autoaprendizagem, ocasionando a perda de sentidos.

Palabras clave : Defesa da Escola Pública; Projeto de Escola; Trabalho docente; Sentido do trabalho docente.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )