SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Disputas por la escuela pública: contribuciones históricas para pensar en el trabajo de docente“Ser estudiante” en la enseñanza superior: aspectos valorativos de la experiencia en la perspectiva de los alumnos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

RAMALHO, Henrique Manuel Pereira. O Conselho Geral como antinomia do regime de autonomia da escola pública. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32060.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32060.

É analisada a relação suscetível de ocorrer entre a descentralização das políticas educativas, a autonomia das escolas e as atribuições formais do Conselho Geral, visando, no âmbito do atual regime de gestão escolar, interpretar a relação estabelecida entre o argumento da descentralização das políticas educativas, as insinuações macro discursivas associadas à ideia da autonomização da escola pública e as dinâmicas formalmente cometidas ao Conselho Geral. A este órgão não é agregada a prerrogativa da descentralização do Sistema, abreviando o sentido da autonomia das escolas na possibilidade de se apresentar com uma vocação para interpretar e implementar o que é centralmente decidido.

Palabras clave : Conselho Geral; Escola Pública; Administração e gestão escolar; Descentralização das políticas educativas; Autonomia das escolas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )