SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Formação feminina na escola doméstica dona Júlia - Cuiabá-MT (1946-1949)Configurações da cultura escolar militar: relações de significações com os jovens alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

HABOWSKI, Adilson Cristiano  e  CONTE, Elaine. O ócio criativo e suas perspectivas na educação. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e24711.  Epub 04-Set-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24711.

O trabalho objetiva discutir a ideia de ócio criativo de Domenico de Masi (2000; 2017; 2020) na tentativa de compreender hermeneuticamente suas perspectivas e desdobramentos na educação. O ócio criativo engloba três dimensões: trabalhar para produzir riquezas e aprender com o outro; estudar para criar novos conhecimentos e brincar para gerar o bem-estar. A partir dos debates suscitados com as interfaces formativas do ócio criativo, propomos questionar e construir pontes criativas ao desenvolvimento da globalidade humana. Concluímos que a educação precisa promover a experiência do ócio criativo, na perspectiva das metáforas e metamorfoses do processo de formar-se no tempo livre, visto que o processo do conhecimento implica reconhecer o potencial recriador dos sujeitos.

Palavras-chave : Ócio criativo; De Masi; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )