SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26El entorno creativo y sus perspectivas en la educación“El niño y el mundo”: significados de los escolares sobre las desigualdades sociales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva  y  GOMES, Cleomar Ferreira. Configurações da cultura escolar militar: relações de significações com os jovens alunos. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e26204.  Epub 08-Sep-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26204.

O artigo apresenta as configurações da cultura escolar de uma escola civil militar que atende ao Ensino Médio, em Cuiabá-MT. É um estudo qualitativo e descritivo que teve como instrumentos de pesquisa fontes documentais, observações e entrevistas semiestruturadas. As discussões têm assento na socioantropologia sobre os desafios da escola e do Ensino Médio ao atender as juventudes; como a cultura escolar lida com a diversidade juvenil; como o projeto pedagógico se vincula aos contextos de vida dos alunos. Compreendeu-se que os projetos de vida dos “jovens alunos” são marcados por incertezas em relação à proximidade com a adultez e a terminalidade dos estudos e a importância de investigações sobre as relações entre os jovens, a escola e o Ensino Médio.

Palabras clave : Cultura Escolar Militar; Jovens; Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )