SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26O ócio criativo e suas perspectivas na educação“O Menino e o Mundo”: significados de escolares acerca das desigualdades sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva  e  GOMES, Cleomar Ferreira. Configurações da cultura escolar militar: relações de significações com os jovens alunos. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e26204.  Epub 08-Set-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26204.

O artigo apresenta as configurações da cultura escolar de uma escola civil militar que atende ao Ensino Médio, em Cuiabá-MT. É um estudo qualitativo e descritivo que teve como instrumentos de pesquisa fontes documentais, observações e entrevistas semiestruturadas. As discussões têm assento na socioantropologia sobre os desafios da escola e do Ensino Médio ao atender as juventudes; como a cultura escolar lida com a diversidade juvenil; como o projeto pedagógico se vincula aos contextos de vida dos alunos. Compreendeu-se que os projetos de vida dos “jovens alunos” são marcados por incertezas em relação à proximidade com a adultez e a terminalidade dos estudos e a importância de investigações sobre as relações entre os jovens, a escola e o Ensino Médio.

Palavras-chave : Cultura Escolar Militar; Jovens; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )