SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Configurations of military school culture: relationships of meanings with young studentsRecognition of the existence of lesbians and lesbophobia in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MACENA, Matheus Sousa de; MENEZES, Letícia Dultra de Faro; OLIVEIRA, Franklyn Jeferson Costa de  and  BARROS, Lívia de Melo. “O Menino e o Mundo”: significados de escolares acerca das desigualdades sociais. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32148.  Epub Sep 08, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32148.

A pesquisa foi feita com crianças escolares das zonas urbana e rural. O objetivo foi analisar os significados produzidos por elas acerca das desigualdades sociais mediadas pelo filme “O Menino e o Mundo”, a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Através das transcrições e dos mapas de significados, percebeu-se que o modo como os significados são construídos e expressos pelas crianças está relacionado aos cenários socioeducacionais em que elas estão inseridas, especialmente sobre situações de opressão e de vulnerabilidade. O cinema facilita esse processo de mediação de sentidos, e os processos criadores devem ser explorados nas escolas, como um meio de superação das disparidades sociais.

Keywords : Desigualdade social; Cinema; Psicologia Histórico-Cultural; Crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )