SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Configurações da cultura escolar militar: relações de significações com os jovens alunosO reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MACENA, Matheus Sousa de; MENEZES, Letícia Dultra de Faro; OLIVEIRA, Franklyn Jeferson Costa de  e  BARROS, Lívia de Melo. “O Menino e o Mundo”: significados de escolares acerca das desigualdades sociais. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32148.  Epub 08-Set-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32148.

A pesquisa foi feita com crianças escolares das zonas urbana e rural. O objetivo foi analisar os significados produzidos por elas acerca das desigualdades sociais mediadas pelo filme “O Menino e o Mundo”, a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Através das transcrições e dos mapas de significados, percebeu-se que o modo como os significados são construídos e expressos pelas crianças está relacionado aos cenários socioeducacionais em que elas estão inseridas, especialmente sobre situações de opressão e de vulnerabilidade. O cinema facilita esse processo de mediação de sentidos, e os processos criadores devem ser explorados nas escolas, como um meio de superação das disparidades sociais.

Palavras-chave : Desigualdade social; Cinema; Psicologia Histórico-Cultural; Crianças.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )