SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26“Boy and the World”: schoolchildren's meanings about social inequalitiesTeaching Writing in Literary: How to promote children’s learning? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

TORRES, Marco Antonio  and  PEDROSO, Amanda. O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32636.  Epub Sep 10, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32636.

Este artigo resultou de uma pesquisa de mestrado que investigou a lesbofobia no ensino superior. Os dados foram produzidos por um levantamento bibliográfico sobre o tema, pela participação em grupos afins à questão e por entrevistas narrativas com mulheres universitárias que se identificam como lésbicas ou bissexuais. Os diálogos teóricos se deram com autoras do campo das lesbianidades numa perspectiva pós-estruturalista. Percebemos que na universidade os processos de reconhecimento das experiências lésbicas e da lesbofobia são precários, indicando ser preciso questionar sobre os limites de uma educação que se propõe democrática, participativa e não heteronormativa.

Keywords : Lesbianidades; Lesbofobia; Ensino Superior; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )