SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26“El niño y el mundo”: significados de los escolares sobre las desigualdades socialesLa enseñanza de la escritura en la alfabetización: ¿Cómo producir el aprendizaje de los niños? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

TORRES, Marco Antonio  y  PEDROSO, Amanda. O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32636.  Epub 10-Sep-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32636.

Este artigo resultou de uma pesquisa de mestrado que investigou a lesbofobia no ensino superior. Os dados foram produzidos por um levantamento bibliográfico sobre o tema, pela participação em grupos afins à questão e por entrevistas narrativas com mulheres universitárias que se identificam como lésbicas ou bissexuais. Os diálogos teóricos se deram com autoras do campo das lesbianidades numa perspectiva pós-estruturalista. Percebemos que na universidade os processos de reconhecimento das experiências lésbicas e da lesbofobia são precários, indicando ser preciso questionar sobre os limites de uma educação que se propõe democrática, participativa e não heteronormativa.

Palabras clave : Lesbianidades; Lesbofobia; Ensino Superior; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )