SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26“O Menino e o Mundo”: significados de escolares acerca das desigualdades sociaisEnsino da escrita na alfabetização: como promover as aprendizagens das crianças? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

TORRES, Marco Antonio  e  PEDROSO, Amanda. O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32636.  Epub 10-Set-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32636.

Este artigo resultou de uma pesquisa de mestrado que investigou a lesbofobia no ensino superior. Os dados foram produzidos por um levantamento bibliográfico sobre o tema, pela participação em grupos afins à questão e por entrevistas narrativas com mulheres universitárias que se identificam como lésbicas ou bissexuais. Os diálogos teóricos se deram com autoras do campo das lesbianidades numa perspectiva pós-estruturalista. Percebemos que na universidade os processos de reconhecimento das experiências lésbicas e da lesbofobia são precários, indicando ser preciso questionar sobre os limites de uma educação que se propõe democrática, participativa e não heteronormativa.

Palavras-chave : Lesbianidades; Lesbofobia; Ensino Superior; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )