SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Reconocimiento de la existencia de lesbianas y lesbofobia en la educación superiorAbandono escolar, pobreza y hambre: biografía de un joven abandonado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Magna do Carmo. Ensino da escrita na alfabetização: como promover as aprendizagens das crianças?. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e30093.  Epub 11-Sep-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30093.

Analisamos a relação entre as práticas de alfabetização de uma professora que acompanhou seus alunos do 1º ao 2º ano do ensino fundamental e o desenvolvimento da aprendizagem dessas crianças quanto à escrita. Procedimentos usados: aplicação de atividades de escrita de palavras e de texto ao final do 1º e do 2º ano, entrevista e observações de aula. A análise dos dados indicou que a clareza quanto aos objetivos do ensino, a prática da professora e o trabalho com a heterogeneidade possibilitaram aos alunos do 1º ano concluírem o 2º ano produzindo textos coerentes e legíveis.

Palabras clave : Alfabetização; Letramento; Aprendizagem; Heterogeneidade; Metas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )