SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superiorAbandono escolar, pobreza e fome: biografia de um jovem negligenciado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SILVA, Magna do Carmo. Ensino da escrita na alfabetização: como promover as aprendizagens das crianças?. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e30093.  Epub 11-Set-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30093.

Analisamos a relação entre as práticas de alfabetização de uma professora que acompanhou seus alunos do 1º ao 2º ano do ensino fundamental e o desenvolvimento da aprendizagem dessas crianças quanto à escrita. Procedimentos usados: aplicação de atividades de escrita de palavras e de texto ao final do 1º e do 2º ano, entrevista e observações de aula. A análise dos dados indicou que a clareza quanto aos objetivos do ensino, a prática da professora e o trabalho com a heterogeneidade possibilitaram aos alunos do 1º ano concluírem o 2º ano produzindo textos coerentes e legíveis.

Palavras-chave : Alfabetização; Letramento; Aprendizagem; Heterogeneidade; Metas.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )