SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26La enseñanza de la escritura en la alfabetización: ¿Cómo producir el aprendizaje de los niños?Desafíos para realizar investigación educativa: articular diferentes áreas de conocimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FIALHO, Lia Machado Fiuza  y  AMORIM, Josabete Bezerra Cacau. Abandono escolar, pobreza e fome: biografia de um jovem negligenciado. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31794.  Epub 14-Sep-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31794.

Objetiva-se biografar um jovem em situação de rua na sua relação com as vivências de abandono escolar, fome e pobreza. Amparada teoricamente na história cultural do tempo presente, realizou-se um estudo científico por meio da metodologia da história oral biográfica. As narrativas orais do jovem evidenciaram uma família em situação de extrema pobreza, a vivência do abandono parental, o trabalho infantil, a evasão escolar após o ingresso tardio na educação formal e a drogadição. Esses aspectos culminaram no rompimento de vínculos parentais, na fome e na vida em situação de rua. O imediatismo da fome e a ausência de políticas públicas interventivas impossibilitava a constituição de um plano com vistas a um futuro melhor.

Palabras clave : Fome; Pobreza; Jovem em situação de rua; Biografia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )