SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Potencialidades e limites político-educativos das mobilizações no Brasil: desafios de traduçãoA microemancipação por meio do ensino superior em administração: uma reflexão crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SOUSA, Janaina Oliveira Alves; MIRANDA, Rita de Cassia Fernandes  e  ONTANON BARRAGAN, Teresa. Ecos do circo social em Uberlândia/MG: a visão dos educadores. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e28125.  Epub 18-Set-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28125.

O presente trabalho de natureza qualitativa descritiva apresenta o panorama do circo social na cidade de Uberlândia/MG (Brasil), por meio de dois projetos sociais. O objetivo foi analisar a visão de seis educadores acerca dos principais desafios, potencialidades e entraves ao desenvolvimento do circo social na realidade brasileira. Os resultados apontaram a relevância da convivência diária e dos vínculos afetivos como elementos fundamentais na construção de relações de confiança e amizade. Além disso, foram identificados como desafios à formação dos educadores, a falta de investimento financeiro nos projetos, além da reduzida participação das famílias nas atividades implementadas.

Palavras-chave : Circo; Circo Social; Educação Física; Educação; Circo; Circo Social; Educación Física; Educación.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )