SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Echoes of social circus in Uberlândia/MG: educators visionConvergences and divergences of the TILSP profile in basic and higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

CAPUCHO, Pablo Henrique Paschoal  and  BORIM-DE-SOUZA, Rafael. A microemancipação por meio do ensino superior em administração: uma reflexão crítica. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e29804.  Epub Sep 18, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29804.

O ensino em Administração é tecnocrático e cúmplice de imposições capitalistas que alienam os indivíduos conforme desígnios do mercado. O esquivo a uma formação humanista, reflexiva e crítica prejudica a constituição de uma compreensão em relação a uma realidade que é socialmente construída a partir de uma capacidade de agência silenciada. O objetivo deste estudo teórico é abordar o conhecimento como meio de microemancipação perante as formas de alienação que permeiam a sociedade e a formação dos administradores. Propõe-se que o conceito de microemancipação, por intermédio da razão crítica, ilumine a consciência do administrador quanto às consequências de suas intervenções socioeconômicas.

Keywords : Administração; Ensino Superior; Teoria Crítica; Microemancipação; Formação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )