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Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
CAPUCHO, Pablo Henrique Paschoal e BORIM-DE-SOUZA, Rafael. A microemancipação por meio do ensino superior em administração: uma reflexão crítica. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e29804. Epub 18-Set-2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29804.
O ensino em Administração é tecnocrático e cúmplice de imposições capitalistas que alienam os indivíduos conforme desígnios do mercado. O esquivo a uma formação humanista, reflexiva e crítica prejudica a constituição de uma compreensão em relação a uma realidade que é socialmente construída a partir de uma capacidade de agência silenciada. O objetivo deste estudo teórico é abordar o conhecimento como meio de microemancipação perante as formas de alienação que permeiam a sociedade e a formação dos administradores. Propõe-se que o conceito de microemancipação, por intermédio da razão crítica, ilumine a consciência do administrador quanto às consequências de suas intervenções socioeconômicas.
Palavras-chave : Administração; Ensino Superior; Teoria Crítica; Microemancipação; Formação.