SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Ecos do circo social em Uberlândia/MG: a visão dos educadoresConvergências e divergências do perfil do TILSP na educação básica e superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

CAPUCHO, Pablo Henrique Paschoal  e  BORIM-DE-SOUZA, Rafael. A microemancipação por meio do ensino superior em administração: uma reflexão crítica. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e29804.  Epub 18-Set-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29804.

O ensino em Administração é tecnocrático e cúmplice de imposições capitalistas que alienam os indivíduos conforme desígnios do mercado. O esquivo a uma formação humanista, reflexiva e crítica prejudica a constituição de uma compreensão em relação a uma realidade que é socialmente construída a partir de uma capacidade de agência silenciada. O objetivo deste estudo teórico é abordar o conhecimento como meio de microemancipação perante as formas de alienação que permeiam a sociedade e a formação dos administradores. Propõe-se que o conceito de microemancipação, por intermédio da razão crítica, ilumine a consciência do administrador quanto às consequências de suas intervenções socioeconômicas.

Palavras-chave : Administração; Ensino Superior; Teoria Crítica; Microemancipação; Formação.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )