SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Microemancipación a través de una educación superior en administración: una reflexión críticaDel tornarse profesor hasta la creación en los procesos de formación en salud: un estudio biografemático índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ANTONIO, Luiz Cláudio de Oliveira; KELMAN, Celeste Azulay  y  MOTA, Paola Rodrigues. Convergências e divergências do perfil do TILSP na educação básica e superior. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e26434.  Epub 13-Oct-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26434.

A Lei 12319/2010 regulamentou a profissão de intérpretes de Libras, mas dá margem a ambiguidades. Objetivando conhecer o que pensam, esse estudo pesquisou intérpretes que atuam na Educação Básica e Superior. Utilizou como procedimento investigativo a entrevista semiestruturada. Resultados mostraram que o intérprete no ensino superior atua com pessoas com melhor e mais especializado grau de compreensão da Língua Portuguesa, em função da área de conhecimento. O papel associado de educador está mais presente na Educação Básica e menos no Ensino Superior. Conclui-se que o intérprete nunca é neutro no exercício de sua função, fazendo diferentes interpretações relativas ao seu exercício profissional.

Palabras clave : Intérprete de Libras; Perfil Profissional; Ensino Superior; Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )