SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Convergencias y divergencias del perfil del TILSP en la educación básica y superiorLa enseñanza del conocimiento para el Otro en el rol del educador-licenciado en la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BIATO, Emília Carvalho Leitão; TESSMANN, Luiza; GRIBOSKI, Claudia Maffini  y  SILVA, Dayde Lane Mendonça da. Do tornar-se professor à criação nos processos de formação em saúde: um estudo biografemático. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e30958.  Epub 21-Sep-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30958.

Este estudo toma processos de formação em saúde com o objetivo de analisar características da docência e seus efeitos nos espaços educacionais. Foram utilizadas conversas com professores dos cursos de educação superior da área. Lançou-se mão de um método de pesquisa denominado Biografema, uma estratégia que valoriza dobras da vida com a obra, em movimento de tornar-se o que se é. Os dados produzidos apontam para as relações da docência com a pesquisa, desta com aspectos do vivido e com transformações desejadas. Destaca-se a possibilidade de fortalecer discussões a partir de uma didática baseada na filosofia da diferença, como caminho para que professores e alunos assumam estilos singulares.

Palabras clave : Biografema; Educação em saúde; Educação superior; Estilos de docência.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )