SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Convergências e divergências do perfil do TILSP na educação básica e superiorSaberes docentes para o Outro na atuação do educador-bacharel na educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BIATO, Emília Carvalho Leitão; TESSMANN, Luiza; GRIBOSKI, Claudia Maffini  e  SILVA, Dayde Lane Mendonça da. Do tornar-se professor à criação nos processos de formação em saúde: um estudo biografemático. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e30958.  Epub 21-Set-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30958.

Este estudo toma processos de formação em saúde com o objetivo de analisar características da docência e seus efeitos nos espaços educacionais. Foram utilizadas conversas com professores dos cursos de educação superior da área. Lançou-se mão de um método de pesquisa denominado Biografema, uma estratégia que valoriza dobras da vida com a obra, em movimento de tornar-se o que se é. Os dados produzidos apontam para as relações da docência com a pesquisa, desta com aspectos do vivido e com transformações desejadas. Destaca-se a possibilidade de fortalecer discussões a partir de uma didática baseada na filosofia da diferença, como caminho para que professores e alunos assumam estilos singulares.

Palavras-chave : Biografema; Educação em saúde; Educação superior; Estilos de docência.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )