SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26From becoming a professor to creating in training processes in healthcare: a biographemic studyA history of the mobilization of measures in the context of Design purposes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

BARROS, Conceicão de Maria Pinheiro; DIAS, Ana Maria Iorio  and  THERRIEN, Jacques. Saberes docentes para o Outro na atuação do educador-bacharel na educação superior. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e30573.  Epub Sep 25, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30573.

Este artigo tem como objetivo analisar os saberes docentes articulados na atuação do educador-bacharel, na perspectiva da ética da alteridade radical. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, tendo como universo 37 educadores-bacharéis que atuam em uma universidade pública do Nordeste brasileiro. Concluiu-se que a constituição do educador-bacharel para a educação superior necessita alinhar-se aos saberes docentes para a relação educador-educando e uma atuação que posicione o educando no cerne do processo educativo, por meio da valorização deste com suas diferenças, necessidades, dificuldades e anseios.

Keywords : Saberes docentes; Ética da alteridade; Educador-bacharel.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )