SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Del tornarse profesor hasta la creación en los procesos de formación en salud: un estudio biografemáticoUna historia de la movilización de medidas en el contexto de los propósitos del Diseño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BARROS, Conceicão de Maria Pinheiro; DIAS, Ana Maria Iorio  y  THERRIEN, Jacques. Saberes docentes para o Outro na atuação do educador-bacharel na educação superior. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e30573.  Epub 25-Sep-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30573.

Este artigo tem como objetivo analisar os saberes docentes articulados na atuação do educador-bacharel, na perspectiva da ética da alteridade radical. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, tendo como universo 37 educadores-bacharéis que atuam em uma universidade pública do Nordeste brasileiro. Concluiu-se que a constituição do educador-bacharel para a educação superior necessita alinhar-se aos saberes docentes para a relação educador-educando e uma atuação que posicione o educando no cerne do processo educativo, por meio da valorização deste com suas diferenças, necessidades, dificuldades e anseios.

Palabras clave : Saberes docentes; Ética da alteridade; Educador-bacharel.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )