Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
BARROS, Conceicão de Maria Pinheiro; DIAS, Ana Maria Iorio e THERRIEN, Jacques. Saberes docentes para o Outro na atuação do educador-bacharel na educação superior. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e30573. Epub 25-Set-2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30573.
Este artigo tem como objetivo analisar os saberes docentes articulados na atuação do educador-bacharel, na perspectiva da ética da alteridade radical. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, tendo como universo 37 educadores-bacharéis que atuam em uma universidade pública do Nordeste brasileiro. Concluiu-se que a constituição do educador-bacharel para a educação superior necessita alinhar-se aos saberes docentes para a relação educador-educando e uma atuação que posicione o educando no cerne do processo educativo, por meio da valorização deste com suas diferenças, necessidades, dificuldades e anseios.
Palavras-chave : Saberes docentes; Ética da alteridade; Educador-bacharel.