SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Do tornar-se professor à criação nos processos de formação em saúde: um estudo biografemáticoUma história das mobilizações das medidas no contexto das finalidades de Desenho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BARROS, Conceicão de Maria Pinheiro; DIAS, Ana Maria Iorio  e  THERRIEN, Jacques. Saberes docentes para o Outro na atuação do educador-bacharel na educação superior. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e30573.  Epub 25-Set-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30573.

Este artigo tem como objetivo analisar os saberes docentes articulados na atuação do educador-bacharel, na perspectiva da ética da alteridade radical. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, tendo como universo 37 educadores-bacharéis que atuam em uma universidade pública do Nordeste brasileiro. Concluiu-se que a constituição do educador-bacharel para a educação superior necessita alinhar-se aos saberes docentes para a relação educador-educando e uma atuação que posicione o educando no cerne do processo educativo, por meio da valorização deste com suas diferenças, necessidades, dificuldades e anseios.

Palavras-chave : Saberes docentes; Ética da alteridade; Educador-bacharel.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )