SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Teaching knowledge for the Other in the role of the educator-bachelor in higher educationYouth and adult education, learning and creativity: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

TRINDADE, Deoclecia de Andrade  and  GUIMARAES, Marcos Denilson. Uma história das mobilizações das medidas no contexto das finalidades de Desenho. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e33042.  Epub Oct 02, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33042.

Sob a perspectiva da história da educação matemática, este texto apresenta os resultados de um estudo que teve como questão norteadora discutir como as medidas podem ter sido mobilizadas no contexto das finalidades de ensino de Desenho para o curso primário paulista, no período de 1890-1950. Para isso, tomaram-se como base para análise os programas de ensino de São Paulo promulgados à época e os resultados apresentados pelas pesquisas de Guimarães (2017) e Trindade (2018). Nesse sentido, orientaram a análise os referenciais teórico-metodológicos da história cultural. Pelo exame, a mobilização das medidas ligada ao contexto das finalidades de ensino de Desenho, de modo a garantir a representação de desenhos geométricos e/ou do natural, se dava prioritariamente e implicitamente com ênfase numa medida intuitiva, conferida e associada ao desenvolvimento de habilidades manual e visual, seja ligada à reprodução de figuras geométricas, seja à cópia de modelos da natureza e/ou manufaturados.

Keywords : Medidas; Finalidades de ensino; Ensino de Desenho; História da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )