SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Uma história das mobilizações das medidas no contexto das finalidades de DesenhoPráticas umbandistas como aprendizagem comunitária de longa duração no Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

AZAMBUJA, Isabella Kessler de  e  ROZEK, Marlene. Educação de jovens e adultos, aprendizagem e criatividade: um estudo de caso. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e29207.  Epub 05-Out-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29207.

Este artigo tem como objetivo analisar como a criatividade é produzida e expressada nas produções subjetivas de um aluno da educação de jovens e adultos nos processos de aprendizagem. Procuramos compreender a educação de jovens e adultos nas suas idiossincrasias pedagógicas e culturais a partir da Teoria da Subjetividade de González Rey. Como metodologia, utilizamos a Metodologia Construtivo-Interpretativa. O caso discutido evidencia a importância da criatividade e da imaginação como funções de desenvolvimento subjetivo, relacionadas ao desenvolvimento de sentidos subjetivos de individualização e visão de futuro, em relação aos processos de aprendizagem em diferentes espaços.

Palavras-chave : Aprendizagem; Constituição da subjetividade; Criatividade; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )