SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Youth and adult education, learning and creativity: a case studySocial representations of reading: teaching practices and training of children who read author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SILVA, Jefferson Olivatto da  and  SANTOS, Thais Rodrigues dos. Práticas umbandistas como aprendizagem comunitária de longa duração no Paraná. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e23809.  Epub Oct 13, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.23809.

A mediunidade é uma atitude convergente do processo educativo da Umbanda, que no Paraná mediou o cuidado mútuo e saberes tradicionais. A interface entre Antropologia da Educação e Psicologia Social Comunitária oportuniza discutir a ancestralidade em termos de aprendizagens de longa duração e uma educação silenciosa. Conclui-se que as práticas de curandeirismo e benzimento próprios da historicidade local de vulnerabilidade foram incorporadas nos templos umbandistas por meio da ação de suas entidades, como expressão matricêntrica de cuidado mútuo às aflições dos consulentes.

Keywords : Educação; Ancestralidade; Constelação de aprendizagem; Umbanda.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )