SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Educación, aprendizaje y creatividad de jóvenes y adultos: un estudio de casoRepresentaciones sociales de lectura: prácticas de ensiñanza y formación de lectores infantiles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Jefferson Olivatto da  y  SANTOS, Thais Rodrigues dos. Práticas umbandistas como aprendizagem comunitária de longa duração no Paraná. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e23809.  Epub 13-Oct-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.23809.

A mediunidade é uma atitude convergente do processo educativo da Umbanda, que no Paraná mediou o cuidado mútuo e saberes tradicionais. A interface entre Antropologia da Educação e Psicologia Social Comunitária oportuniza discutir a ancestralidade em termos de aprendizagens de longa duração e uma educação silenciosa. Conclui-se que as práticas de curandeirismo e benzimento próprios da historicidade local de vulnerabilidade foram incorporadas nos templos umbandistas por meio da ação de suas entidades, como expressão matricêntrica de cuidado mútuo às aflições dos consulentes.

Palabras clave : Educação; Ancestralidade; Constelação de aprendizagem; Umbanda.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )