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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SILVA, Jefferson Olivatto da  e  SANTOS, Thais Rodrigues dos. Práticas umbandistas como aprendizagem comunitária de longa duração no Paraná. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e23809.  Epub 13-Out-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.23809.

A mediunidade é uma atitude convergente do processo educativo da Umbanda, que no Paraná mediou o cuidado mútuo e saberes tradicionais. A interface entre Antropologia da Educação e Psicologia Social Comunitária oportuniza discutir a ancestralidade em termos de aprendizagens de longa duração e uma educação silenciosa. Conclui-se que as práticas de curandeirismo e benzimento próprios da historicidade local de vulnerabilidade foram incorporadas nos templos umbandistas por meio da ação de suas entidades, como expressão matricêntrica de cuidado mútuo às aflições dos consulentes.

Palavras-chave : Educação; Ancestralidade; Constelação de aprendizagem; Umbanda.

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