SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Umbanda’s practices as community of long-term learning in Paraná, BrazilSelf-regulation of learning and academic performance in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

VELOSO, Geisa Magela  and  PAIVA, Aparecida. Representações sociais de leitura: práticas docentes e formação de crianças leitoras. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31903.  Epub Oct 13, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31903.

O artigo tem por objetivo analisar representações sociais e práticas docentes produzidas no processo de escolarização da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com participação de 94 professoras que, no processo de coleta de dados, se posicionaram por respostas a questões abertas de um questionário aplicado no formato impresso. A análise dos discursos docentes permitiu constatar que as três dimensões das representações sociais – as atitudes, a informação e a imagem – ancoram-se no prazer de ler e na funcionalidade das práticas de leitura desenvolvidas.

Keywords : Representações de leitura; Práticas Docentes; Literatura Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )