SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Prácticas umbandistas como una aprendizaje comunitaria de larga duración en Paraná, BrasilAutorregulación del aprendizaje y el desempeño académico en la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

VELOSO, Geisa Magela  y  PAIVA, Aparecida. Representações sociais de leitura: práticas docentes e formação de crianças leitoras. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e31903.  Epub 13-Oct-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31903.

O artigo tem por objetivo analisar representações sociais e práticas docentes produzidas no processo de escolarização da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com participação de 94 professoras que, no processo de coleta de dados, se posicionaram por respostas a questões abertas de um questionário aplicado no formato impresso. A análise dos discursos docentes permitiu constatar que as três dimensões das representações sociais – as atitudes, a informação e a imagem – ancoram-se no prazer de ler e na funcionalidade das práticas de leitura desenvolvidas.

Palabras clave : Representações de leitura; Práticas Docentes; Literatura Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )