SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Social representations of reading: teaching practices and training of children who readElementary school students and their perceptions of Brazilian natives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SILVA, Juana de Carvalho Ramos  and  CARVALHO, Carolina Fernandes de. Autorregulação de aprendizagens e o desempenho acadêmico no ensino superior. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32073.  Epub Oct 14, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32073.

Na educação, a autorregulação envolve diferentes aspectos de monitorização, volição e ações direcionadas à realização de objetivos. Pretende-se verificar a fiabilidade e a validade de um instrumento de autorregulação da aprendizagem para estudantes do ensino superior e identificar como esta se relaciona com o desempenho acadêmico. Participaram 516 estudantes de Institutos Federais do Brasil que responderam a um questionário on-line. O questionário revelou índices adequados de ajustamento psicométrico e a autorregulação explica significativamente o desempenho acadêmico dos estudantes [1].

Keywords : Ensino superior; Estudantes do ensino superior; Autorregulação das aprendizagens; Desempenho acadêmico.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )