SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Representações sociais de leitura: práticas docentes e formação de crianças leitorasEstudantes do ensino fundamental I e suas percepções sobre nativos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SILVA, Juana de Carvalho Ramos  e  CARVALHO, Carolina Fernandes de. Autorregulação de aprendizagens e o desempenho acadêmico no ensino superior. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32073.  Epub 14-Out-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32073.

Na educação, a autorregulação envolve diferentes aspectos de monitorização, volição e ações direcionadas à realização de objetivos. Pretende-se verificar a fiabilidade e a validade de um instrumento de autorregulação da aprendizagem para estudantes do ensino superior e identificar como esta se relaciona com o desempenho acadêmico. Participaram 516 estudantes de Institutos Federais do Brasil que responderam a um questionário on-line. O questionário revelou índices adequados de ajustamento psicométrico e a autorregulação explica significativamente o desempenho acadêmico dos estudantes [1].

Palavras-chave : Ensino superior; Estudantes do ensino superior; Autorregulação das aprendizagens; Desempenho acadêmico.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )