SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Self-regulation of learning and academic performance in higher educationCritical literacy: contributions of Paulo Freire and of the new literacy studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SOUZA, Victor Gustavo de. Estudantes do ensino fundamental I e suas percepções sobre nativos brasileiros. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32369.  Epub Oct 20, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32369.

O presente artigo apresenta os resultados obtidos a partir de um bloco de aulas de história, ministrado a alunos do 5° ano do ensino fundamental I, que teve como tema principal a discussão sobre as percepções que os estudantes têm acerca das comunidades indígenas brasileiras e a promoção da quebra de estereótipos através da consciência histórica. Adotou-se como fontes pinturas de Jean Baptist-Debret, datadas do século XIX, e fotografias do século XXI, que mostram o nativo em contato com tecnologias contemporâneas. As aulas demonstraram que a mentalidade popular ainda enxerga os povos indígenas através de olhares coloniais e custa a entender seu lugar na sociedade contemporânea.

Keywords : Ensino de história; Nativos brasileiros; Ensino fundamental I.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )