SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Autorregulación del aprendizaje y el desempeño académico en la educación superiorAlfabetización crítica: contribuciones de Paulo Freire y de los nuevos estudios de literacidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SOUZA, Victor Gustavo de. Estudantes do ensino fundamental I e suas percepções sobre nativos brasileiros. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32369.  Epub 20-Oct-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32369.

O presente artigo apresenta os resultados obtidos a partir de um bloco de aulas de história, ministrado a alunos do 5° ano do ensino fundamental I, que teve como tema principal a discussão sobre as percepções que os estudantes têm acerca das comunidades indígenas brasileiras e a promoção da quebra de estereótipos através da consciência histórica. Adotou-se como fontes pinturas de Jean Baptist-Debret, datadas do século XIX, e fotografias do século XXI, que mostram o nativo em contato com tecnologias contemporâneas. As aulas demonstraram que a mentalidade popular ainda enxerga os povos indígenas através de olhares coloniais e custa a entender seu lugar na sociedade contemporânea.

Palabras clave : Ensino de história; Nativos brasileiros; Ensino fundamental I.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )