SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Autorregulação de aprendizagens e o desempenho acadêmico no ensino superiorAlfabetização crítica: contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SOUZA, Victor Gustavo de. Estudantes do ensino fundamental I e suas percepções sobre nativos brasileiros. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32369.  Epub 20-Out-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32369.

O presente artigo apresenta os resultados obtidos a partir de um bloco de aulas de história, ministrado a alunos do 5° ano do ensino fundamental I, que teve como tema principal a discussão sobre as percepções que os estudantes têm acerca das comunidades indígenas brasileiras e a promoção da quebra de estereótipos através da consciência histórica. Adotou-se como fontes pinturas de Jean Baptist-Debret, datadas do século XIX, e fotografias do século XXI, que mostram o nativo em contato com tecnologias contemporâneas. As aulas demonstraram que a mentalidade popular ainda enxerga os povos indígenas através de olhares coloniais e custa a entender seu lugar na sociedade contemporânea.

Palavras-chave : Ensino de história; Nativos brasileiros; Ensino fundamental I.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )