Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
SOUZA, Victor Gustavo de. Estudantes do ensino fundamental I e suas percepções sobre nativos brasileiros. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32369. Epub 20-Out-2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32369.
O presente artigo apresenta os resultados obtidos a partir de um bloco de aulas de história, ministrado a alunos do 5° ano do ensino fundamental I, que teve como tema principal a discussão sobre as percepções que os estudantes têm acerca das comunidades indígenas brasileiras e a promoção da quebra de estereótipos através da consciência histórica. Adotou-se como fontes pinturas de Jean Baptist-Debret, datadas do século XIX, e fotografias do século XXI, que mostram o nativo em contato com tecnologias contemporâneas. As aulas demonstraram que a mentalidade popular ainda enxerga os povos indígenas através de olhares coloniais e custa a entender seu lugar na sociedade contemporânea.
Palavras-chave : Ensino de história; Nativos brasileiros; Ensino fundamental I.