SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Elementary school students and their perceptions of Brazilian nativesUniversity education in the field of computer technologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; ALMEIDA, Ana Caroline de  and  DEZOTTI, Magda. Alfabetização crítica: contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramento. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e29785.  Epub Oct 21, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29785.

O objetivo desse ensaio é refletir sobre a alfabetização de crianças buscando articular duas perspectivas epistemológicas: a concepção de Paulo Freire sobre a educação e a alfabetização e a teoria dos novos estudos do letramento (NEL), em circulação no país a partir dos anos de 1990 do século XX. Ao buscar responder as perguntas “Que alfabetização queremos para as crianças? Qual o sentido da alfabetização hoje?”, nossas reflexões indicam que uma possível mudança nas práticas de alfabetização passaria por uma transformação da escrita que circula na escola, aliada a uma pedagogia da pergunta e do diálogo, como elementos fundantes da prática pedagógica alfabetizadora.

Keywords : Alfabetização crítica; Letramento; Paulo Freire; Pedagogia da pergunta.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )