SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Estudiantes de primaria y sus percepciones de los nativos brasileñosDocencia universitaria en el campo de las tecnologías informáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; ALMEIDA, Ana Caroline de  y  DEZOTTI, Magda. Alfabetização crítica: contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramento. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e29785.  Epub 21-Oct-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29785.

O objetivo desse ensaio é refletir sobre a alfabetização de crianças buscando articular duas perspectivas epistemológicas: a concepção de Paulo Freire sobre a educação e a alfabetização e a teoria dos novos estudos do letramento (NEL), em circulação no país a partir dos anos de 1990 do século XX. Ao buscar responder as perguntas “Que alfabetização queremos para as crianças? Qual o sentido da alfabetização hoje?”, nossas reflexões indicam que uma possível mudança nas práticas de alfabetização passaria por uma transformação da escrita que circula na escola, aliada a uma pedagogia da pergunta e do diálogo, como elementos fundantes da prática pedagógica alfabetizadora.

Palabras clave : Alfabetização crítica; Letramento; Paulo Freire; Pedagogia da pergunta.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )