SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Estudantes do ensino fundamental I e suas percepções sobre nativos brasileirosDocência universitária na área das tecnologias da computação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; ALMEIDA, Ana Caroline de  e  DEZOTTI, Magda. Alfabetização crítica: contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramento. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e29785.  Epub 21-Out-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29785.

O objetivo desse ensaio é refletir sobre a alfabetização de crianças buscando articular duas perspectivas epistemológicas: a concepção de Paulo Freire sobre a educação e a alfabetização e a teoria dos novos estudos do letramento (NEL), em circulação no país a partir dos anos de 1990 do século XX. Ao buscar responder as perguntas “Que alfabetização queremos para as crianças? Qual o sentido da alfabetização hoje?”, nossas reflexões indicam que uma possível mudança nas práticas de alfabetização passaria por uma transformação da escrita que circula na escola, aliada a uma pedagogia da pergunta e do diálogo, como elementos fundantes da prática pedagógica alfabetizadora.

Palavras-chave : Alfabetização crítica; Letramento; Paulo Freire; Pedagogia da pergunta.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )