SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Critical literacy: contributions of Paulo Freire and of the new literacy studiesThe social representations of black children about color in a school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MASSA, Monica de Souza  and  D'AVILA, Cristina. Docência universitária na área das tecnologias da computação. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e23633.  Epub Oct 22, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.23633.

O artigo apresentado versa sobre a docência universitária no campo das tecnologias da computação. Objetiva compreender as práticas que orientam o seu fazer pedagógico e como as vertentes lúdica e afetiva se fazem presentes em sua mediação didática, segundo as concepções dos professores que compõem o grupo de interesse da pesquisa. Os resultados encontrados permitem indicar que, no ambiente investigado, o modelo academicista e tecnicista de ensino coexiste com uma preocupação dos docentes por uma prática educativa mais lúdica e afetiva, embora inicialmente numa perspectiva instrumental.

Keywords : Ensino Superior; Ensino de Computação; Ludicidade; Formação docente.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )