SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Alfabetización crítica: contribuciones de Paulo Freire y de los nuevos estudios de literacidadLas representaciones sociales de los niños negros sobre el color en un contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MASSA, Monica de Souza  y  D'AVILA, Cristina. Docência universitária na área das tecnologias da computação. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e23633.  Epub 22-Oct-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.23633.

O artigo apresentado versa sobre a docência universitária no campo das tecnologias da computação. Objetiva compreender as práticas que orientam o seu fazer pedagógico e como as vertentes lúdica e afetiva se fazem presentes em sua mediação didática, segundo as concepções dos professores que compõem o grupo de interesse da pesquisa. Os resultados encontrados permitem indicar que, no ambiente investigado, o modelo academicista e tecnicista de ensino coexiste com uma preocupação dos docentes por uma prática educativa mais lúdica e afetiva, embora inicialmente numa perspectiva instrumental.

Palabras clave : Ensino Superior; Ensino de Computação; Ludicidade; Formação docente.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )