SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Alfabetização crítica: contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramentoAs representações sociais de crianças negras sobre a cor em contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MASSA, Monica de Souza  e  D'AVILA, Cristina. Docência universitária na área das tecnologias da computação. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e23633.  Epub 22-Out-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.23633.

O artigo apresentado versa sobre a docência universitária no campo das tecnologias da computação. Objetiva compreender as práticas que orientam o seu fazer pedagógico e como as vertentes lúdica e afetiva se fazem presentes em sua mediação didática, segundo as concepções dos professores que compõem o grupo de interesse da pesquisa. Os resultados encontrados permitem indicar que, no ambiente investigado, o modelo academicista e tecnicista de ensino coexiste com uma preocupação dos docentes por uma prática educativa mais lúdica e afetiva, embora inicialmente numa perspectiva instrumental.

Palavras-chave : Ensino Superior; Ensino de Computação; Ludicidade; Formação docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )