SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Docência universitária na área das tecnologias da computaçãoReplicar, publicar e perecer: produtivismo acadêmico no campo da Administração no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

CORREA, Antonio Matheus do Rosário  e  SANTOS, Raquel Amorim dos. As representações sociais de crianças negras sobre a cor em contexto escolar. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e33513.  Epub 23-Out-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33513.

Este estudo investiga as representações sociais de crianças negras sobre a cor da pele em contexto escolar. A metodologia é de abordagem qualitativa por meio de grupo focal com 17 crianças de uma escola pública de Bragança (PA). Os resultados revelam representações sociais por gradações de cor, demonstrando estereótipos raciais, invisibilização do negro e aproximação com o racismo. Contudo, ensaiam comportamentos antirracistas e identidade positiva sobre ser negro. Portanto, os discursos e atitudes das crianças delimitam práticas de valorização de negros e brancos pela elaboração de identidades e pertencimento racial, assim como invisibilidade da cor em outros discursos.

Palavras-chave : Representação social; Crianças negras; Cor da pele.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )