SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26As representações sociais de crianças negras sobre a cor em contexto escolarO congado vai para a escola e a escola vai para o congado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

LIMA, Carlos Eduardo de; RODRIGUES, Caio César Coelho  e  PEREIRA, Jussara Jéssica. Replicar, publicar e perecer: produtivismo acadêmico no campo da Administração no Brasil. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e33889.  Epub 04-Nov-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33889.

O objetivo deste ensaio é compreender a produção científica da área da Administração no Brasil como uma construção análoga à mercadoria. Considerando o pensamento marxista, descreve-se um paralelo entre os conceitos de trabalho e mercadoria em Marx que ajudam a refletir sobre a pesquisa e a publicação científica nacional. Os debates que consideram as interseções entre o produtivismo acadêmico, a autonomia de pensamento intelectual e o mimetismo internacional ainda são escassos, dessa forma trouxemos uma discussão sobre a área de Administração no Brasil, seus paradoxos e suas fragilidades. A principal contribuição deste ensaio é trazer uma perspectiva crítica para continuar a discussão sobre o produtivismo acadêmico.

Palavras-chave : Produção acadêmica; Teoria Crítica; Administração; Mercadoria.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )