SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Replicate, publish and perish: academic productivity on Management field in BrazilIntercultural pedagogical practice: alterity as a didactic principle in sign language teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

FONSECA, Marcus Vinícius  and  SILVA, Fabiana Siqueira. O congado vai para a escola e a escola vai para o congado. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32292.  Epub Nov 10, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32292.

Nesse artigo apresentamos aspectos ligados à uma experiência singular envolvendo o congado e a escola que ocorre na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP), onde surgiu um grupo de congado como parte de um projeto pedagógico e se firmou como elemento de culto à Nossa Senhora do Rosário. Analisamos essa experiência através de um estudo de caso que procurou caracterizar o congado em Ouro Preto, sua emergência dentro da escola e seus desdobramentos pedagógicos. Procuramos destacar a singularidade dessa experiência demonstrando como ela está relacionada com a dinâmica de uma cidade onde a cultura negra se manifesta com intensidade.

Keywords : Congado; Cultura Negra; Educação Especial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )