Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
FONSECA, Marcus Vinícius y SILVA, Fabiana Siqueira. O congado vai para a escola e a escola vai para o congado. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32292. Epub 10-Nov-2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32292.
Nesse artigo apresentamos aspectos ligados à uma experiência singular envolvendo o congado e a escola que ocorre na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP), onde surgiu um grupo de congado como parte de um projeto pedagógico e se firmou como elemento de culto à Nossa Senhora do Rosário. Analisamos essa experiência através de um estudo de caso que procurou caracterizar o congado em Ouro Preto, sua emergência dentro da escola e seus desdobramentos pedagógicos. Procuramos destacar a singularidade dessa experiência demonstrando como ela está relacionada com a dinâmica de uma cidade onde a cultura negra se manifesta com intensidade.
Palabras clave : Congado; Cultura Negra; Educação Especial.