SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Replicar, publicar y perecer: productividad académica en el campo de la Administración en BrasilPráctica pedagógica intercultural: la alteridad como principio didáctico en la enseñanza de Libras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FONSECA, Marcus Vinícius  y  SILVA, Fabiana Siqueira. O congado vai para a escola e a escola vai para o congado. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32292.  Epub 10-Nov-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32292.

Nesse artigo apresentamos aspectos ligados à uma experiência singular envolvendo o congado e a escola que ocorre na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP), onde surgiu um grupo de congado como parte de um projeto pedagógico e se firmou como elemento de culto à Nossa Senhora do Rosário. Analisamos essa experiência através de um estudo de caso que procurou caracterizar o congado em Ouro Preto, sua emergência dentro da escola e seus desdobramentos pedagógicos. Procuramos destacar a singularidade dessa experiência demonstrando como ela está relacionada com a dinâmica de uma cidade onde a cultura negra se manifesta com intensidade.

Palabras clave : Congado; Cultura Negra; Educação Especial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )