SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Replicar, publicar e perecer: produtivismo acadêmico no campo da Administração no BrasilPrática pedagógica intercultural: a alteridade como princípio didático no ensino de Libras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

FONSECA, Marcus Vinícius  e  SILVA, Fabiana Siqueira. O congado vai para a escola e a escola vai para o congado. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32292.  Epub 10-Nov-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32292.

Nesse artigo apresentamos aspectos ligados à uma experiência singular envolvendo o congado e a escola que ocorre na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP), onde surgiu um grupo de congado como parte de um projeto pedagógico e se firmou como elemento de culto à Nossa Senhora do Rosário. Analisamos essa experiência através de um estudo de caso que procurou caracterizar o congado em Ouro Preto, sua emergência dentro da escola e seus desdobramentos pedagógicos. Procuramos destacar a singularidade dessa experiência demonstrando como ela está relacionada com a dinâmica de uma cidade onde a cultura negra se manifesta com intensidade.

Palavras-chave : Congado; Cultura Negra; Educação Especial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )