SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The congado goes to school and the school goes to congadoSuperior education in decay time: analysis from the teacher's opinion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

LOBATO, Huber Kline Guedes; BENTES, José Anchieta de Oliveira; RODRIGUES, Fábio Augusto Teixeira  and  PANTOJA, Lucas Silva. Prática pedagógica intercultural: a alteridade como princípio didático no ensino de Libras. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32971.  Epub Nov 19, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32971.

Neste estudo, analisam-se os métodos de ensino utilizados por uma professora ouvinte de Libras no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na teoria da interculturalidade. Realizou-se entrevista individual e semiestruturada. Os dados foram organizados em categorias: i) Formação docente; ii) A Libras no ensino superior. Os resultados apontam: o ensino de Libras dar-se em um viés crítico; há o uso de uma perspectiva dialógica; há utilização de uma concepção de educação nos princípios da alteridade; a Libras é articulada ao contexto cultural dos diferentes sujeitos. Conclui-se que compreender o outro como um sujeito que nos constitui, é um traço intercultural na prática pedagógica da professora de Libras.

Keywords : Interculturalidade; Alteridade; Ensino de Libras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )