SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26O congado vai para a escola e a escola vai para o congadoEducação superior em tempo de precarização: análises a partir do discurso do docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

LOBATO, Huber Kline Guedes; BENTES, José Anchieta de Oliveira; RODRIGUES, Fábio Augusto Teixeira  e  PANTOJA, Lucas Silva. Prática pedagógica intercultural: a alteridade como princípio didático no ensino de Libras. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32971.  Epub 19-Nov-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32971.

Neste estudo, analisam-se os métodos de ensino utilizados por uma professora ouvinte de Libras no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na teoria da interculturalidade. Realizou-se entrevista individual e semiestruturada. Os dados foram organizados em categorias: i) Formação docente; ii) A Libras no ensino superior. Os resultados apontam: o ensino de Libras dar-se em um viés crítico; há o uso de uma perspectiva dialógica; há utilização de uma concepção de educação nos princípios da alteridade; a Libras é articulada ao contexto cultural dos diferentes sujeitos. Conclui-se que compreender o outro como um sujeito que nos constitui, é um traço intercultural na prática pedagógica da professora de Libras.

Palavras-chave : Interculturalidade; Alteridade; Ensino de Libras.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )