Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
AVDZEJUS, Érica Elena e RIBEIRO, Maria Teresa Franco. Educação superior em tempo de precarização: análises a partir do discurso do docente. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32224. Epub 23-Nov-2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32224.
Este trabalho apresenta como os docentes percebem as mudanças das condições de trabalho, assumindo a precarização e considerando o cenário a partir dos anos 1990, observando as especificidades das IES públicas e privadas de Salvador/BA e analisando os dados primários coletados através do Discurso do Sujeito Coletivo. Percebeu-se que após a reforma gerencialista, onde a Universidade assumiu a lógica hegemônica, o discurso se torna único. Assim, verificou-se o desengajamento em relação a um mundo compartilhado que impede a criação de laços duradouros, favorecendo a obsolescência de valores como responsabilidade, respeito e solidariedade por parte dos professores analisados.
Palavras-chave : Precarização; Docência; Ensino Superior.