SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Prática pedagógica intercultural: a alteridade como princípio didático no ensino de LibrasSistemas municipais de avaliação da educação (2014-2019): o que as pesquisas revelam? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

AVDZEJUS, Érica Elena  e  RIBEIRO, Maria Teresa Franco. Educação superior em tempo de precarização: análises a partir do discurso do docente. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32224.  Epub 23-Nov-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32224.

Este trabalho apresenta como os docentes percebem as mudanças das condições de trabalho, assumindo a precarização e considerando o cenário a partir dos anos 1990, observando as especificidades das IES públicas e privadas de Salvador/BA e analisando os dados primários coletados através do Discurso do Sujeito Coletivo. Percebeu-se que após a reforma gerencialista, onde a Universidade assumiu a lógica hegemônica, o discurso se torna único. Assim, verificou-se o desengajamento em relação a um mundo compartilhado que impede a criação de laços duradouros, favorecendo a obsolescência de valores como responsabilidade, respeito e solidariedade por parte dos professores analisados.

Palavras-chave : Precarização; Docência; Ensino Superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )